Guia Nordeste

Blog nordestino sobre destinos e dicas de turismo para férias

Sem categoria

Pequim inaugura o maior aeroporto do mundo

Pequim inaugura o maior aeroporto do mundo


Desenhado por Zaha Hadid, o Beijing Daxing International Airport tem o tamanho de 98 campos de futebol

Por Giovana Christ

access_time

28 set 2019, 10h28 – Publicado em 27 set 2019, 15h48

Pequim, capital da China, inaugurou na quarta-feira (25 de setembro) o maior aeroporto do mundo. O Beijing Daxing International Airport (PKX) chega para aliviar o segundo aeroporto mais movimentado do planeta, o Beijing Capital International Airport (PEK), que transportou 101 milhões de passageiros em 2018, segundo números do Airports Council International.

O novo aeroporto deverá alcançar sua capacidade total em 2040, comportando 100 milhões de passageiros por ano. Em cinco andares, o edifício dedica dois para embarque (divididos em nacional e internacional), dois para desembarque e um último com plataforma de trem e metrô.

A construção foi apelidada de estrela do mar por conta da cor laranja da cobertura e de suas cinco compridas alas que convergem para um saguão central. O terminal possui 700 mil m², o equivalente a 98 campos de futebol, e o investimento total da obra gira em torno de 400 bilhões de yuans (cerca de 234 bilhões de reais).

Sagão do Aeroporto Internacional Beijing Daxing, Pequim, China O interior do prédio mostra a fluidez e as curvas do design de Zaha Hadid

O interior do prédio mostra a fluidez e as curvas do design de Zaha Hadid (Visual China Group/Getty Images)

Apesar do tamanho monumental, o diretor-geral do projeto, Li Yianhua, afirmou que os portões de embarque estarão acessíveis a uma caminhada de, no máximo, 6 minutos a partir do raio-x.

Para compensar a distância de 58 quilômetros até o Centro, o aeroporto está integrado a uma estação de trem e metrô no subsolo, que levará o passageiro até o centro de Pequim em 19 minutos ao preço de € 4.40.

A arquiteta

Desenhado por Zaha Hadid, arquiteta iraquiana-britânica, o prédio esbanja fluidez e dinâmica, com curvas e diversas janelas pelo prédio, seguindo a tendência da designer, que faleceu em 2016.

Hadid foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker (conhecido como o Nobel da arquitetura) e também foi condecorada como uma Ordem no Império Britânico (título da cavalaria para contribuições nas artes e ciências) e uma medalha de ouro do Royal Institute of British Architects por seu trabalho.



Postagem Original

Comment here