Guia Nordeste

Blog nordestino sobre destinos e dicas de turismo para férias

Sem categoria

Consumo: Black Friday: muita calma nesta hora

Consumo: Black Friday: muita calma nesta hora


E aí? Quantas coisas desnecessária você já comprou hoje?

Também estive prestes a sucumbir à Black Friday. Minha salvação foi ter visto um tal vídeo que viralizou logo de manhã, com pessoas que estiveram a um triz de perderem a vida num empurra-empurra na entrada de uma loja. Logo depois, topei com esta matéria do Jornal Nexo, sobre a manifestação (no embalo da Black Friday) que aconteceu hoje na França, contra o consumismo e o desperdício. Deixei tudo o que estava prestes a comprar – no estouro da boiada virtual – e preferi respirar fundo, aderir ao Dia Mundial Sem Compras.

Assim como o Halloween, a Black Friday é uma tradição americana que aterrissou no Brasil há pouco tempo. Ao contrário de uma liquidação normal, no entanto, ela tem dois fatores que considero perversos: dura só um dia (ainda que rolem descontos menores na semana toda), gerando uma ansiedade ainda maior, e chega num momento em que as pessoas já estão tomadas por um surto consumista, às vésperas do Natal.

Lá vem você dizendo que estou de mimimi e que desconto é bom e todo mundo gosta. Adivinhei? Sim, também curto pagar um preço mais justo por aquilo que considero necessário. No entanto, acho importante que, antes de aderir a este surto coletivo, reflitamos um pouco sobre o que há por trás dele. Além de pensar no fator ambiental, como os franceses que saíram hoje para protestar ao invés de comprar, também vale olhar para o seu próprio umbigo e ponderar se esse dinheirinho que vai voar hoje não poderia ser investido em algo que encha a sua alma de fato. Se ainda der tempo, quem sabe você não esvazia o carrinho e vai atrás de algo que seja mais duradouro e verdadeiro? Uma viagem, por exemplo? Ou quem sabe não é hora de finalmente fazer aquele curso? Começar aquela acupuntura? Há várias ofertas rolando por aí, aliás. Até nisso!

Quantas coisas desnecessária você já comprou hoje? Amanhã você me conta se essa sensação gostosa que se tem quando adquirimos alguma coisa ainda está fazendo efeito.



Postagem Original

Comment here