Guia Nordeste

Blog nordestino sobre destinos e dicas de turismo para férias

Sem categoria

7 parques nacionais que você precisa conhecer

7 parques nacionais que você precisa conhecer


Adora ecoturismo? Então temos o destino certo para você. Espalhados pelos estados do país, os parques nacionais brasileiros contam com uma grande diversidade de relevos, animais e plantas. Neste artigo, vamos mostrar 7 parques nacionais que merecem uma visita. Depois, é só arrumar as malas!

Se você curte longas caminhadas e paisagens de tirar o fôlego, inclua esse parque nacional na sua próxima aventura. No estado do Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, em uma região de mata fechada, montanhas, cachoeiras e grutas.

Foto do Trover por Marcio Martins

Além do Circuito das Cachoeiras, que inclui piscinas naturais, o local também conta com atrações imperdíveis, como o Mirante do Véu de Noiva, a Cidade de Pedras e o Morro de São Jerônimo.

Aberto durante o ano todo, o parque é o cenário ideal para atividades como observação de pássaros e animais selvagens, passeios de bicicleta, banhos de rio ou de cachoeira e travessias.

Onde ficar perto do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Ao reservar um hotel ou pousada perto da Chapada dos Guimarães, escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Os hotéis em Cuiabá são uma boa opção para quem gosta de natureza, mas não abre mão das comodidades urbanas. Entre os estabelecimentos na capital do estado estão:

Já quem prefere a tranquilidade e a simpatia do interior vai adorar as opções de hospedagem em Chapada dos Guimarães como:

Se não tiver o próprio meio de transporte, veja as opções de aluguel de carro em Cuiabá para curtir cada ângulo desse paraíso.

2. Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Famoso pelos jacarés, tuiuiús, capivaras e garças, o parque é o lar de uma fauna e flora riquíssimas e impressiona pela sua imensidão. Acessível apenas por barco, entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense fica no município de Poconé a pouco mais de 100 km de Cuiabá.

Devido à sua importância, a Área da Reserva da Biosfera do Pantanal passou a fazer parte, em 2000, do Patrimônio Natural Mundial da UNESCO.

Por causa das cheias que dificultam o trânsito no local (mesmo de barco), a melhor época para visitar o Pantanal vai de maio a setembro. Durante esses meses, várias embarcações levam os visitantes para as atrações oferecidas no parque (disponíveis prévia autorização), como os passeios de barco para a observação de animais silvestres e aves, além da focagem noturna de jacarés, lobos e onças.

Onde ficar perto do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Para relaxar e recarregar as energias após conhecer de perto os animais do Pantanal, dê um mergulho refrescante em uma piscina e saboreie um café da manhã reforçado no melhor estilo pantaneiro. Em Poconé, você encontra isso e muito mais em estabelecimentos como:

3. Parque Nacional do Iguaçu 

Um dos cartões-postais do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu emociona pela força e grandiosidade das Cataratas do Iguaçu e pela sua biodiversidade. Com fama internacional, o parque que fica a 17 km da cidade de Foz do Iguaçu atrai turistas de todas as partes do Brasil e do mundo com as suas cataratas, a sua vida selvagem e esportes de aventura.

Grande atração do parque, as Cataratas do Iguaçu recebem todos os anos mais de 1 milhão de turistas.

Para quem gosta de aventura e do contato com a natureza, a Trilha das Bananeiras e a Trilha do Poço Preto são a oportunidade de admirar borboletas e várias outras espécies. Outra dica para o seu roteiro é o Parque das Aves, perfeito para todas as idades.

Com opções para famílias, grupos de amigos e casais, o Parque Nacional do Iguaçu ainda oferece atividades como rafting, rapel, arborismo, passeios de caiaque e bicicleta, trilhas para caminhadas e observação de animais.

Onde ficar perto do Parque Nacional do Iguaçu 

Que tal uma aventura na natureza com direito a piscina, percursos de spa, camas confortáveis e o melhor da culinária brasileira? Na hora de reservar o seu hotel em Foz do Iguaçu, considere estas opções:

Para economizar, confira as nossas ofertas de pacotes para Foz do Iguaçu e aproveite.

4. Parque Nacional Aparados da Serra

Cânions, Mata Atlântica, bosques de araucárias e planícies dos pampas gaúchos… o Parque Nacional Aparados da Serra, na Serra Geral, é um espetáculo de encher os olhos. Dividido entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o parque é uma das opções de turismo ecológico mais interessantes no sul do país.

Foto do Trover por Dare2go

Rico em vegetação e fauna nativa, além de contar com paisagens incríveis, o parque é o melhor cenário para a sua aventura. De trekkings e cavalgadas a passeios de mountain bike ou excursões em veículos 4×4, são várias as atividades disponíveis no local.

Para explorar a principal atração do parque, o Cânion Itaimbezinho (com cerca de 700 metros de profundidade), é possível percorrer a Trilha do Vértice ou a Trilha do Cotovelo, na borda do cânion, e a Trilha do Rio do Boi, na base dos paredões (acessível apenas com guia). Outras maravilhas locais são o Cânion Fortaleza e a Cachoeira dos Venâncios.

Onde ficar perto do Parque Nacional Aparados da Serra 

Lembre-se: não é possível acampar no parque. Então, que tal dar uma olhada nas pousadas em Cambará do Sul? Com opções sustentáveis e comodidades como Wi-Fi grátis e café da manhã, a sua viagem vai ficar ainda melhor. Veja estas opções de hospedagem em Cambará do Sul:

A cidade fica a cerca de 190 km de Porto Alegre, de onde você pode alugar um carro para chegar ao local.

No litoral estado do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses encanta os visitantes com dunas de areias brancas, lagoas de águas cristalinas e maravilhosos pores do sol.

Para decidir quando ir aos Lençóis Maranhenses, considere as estações presentes na região: chuvosa, de fevereiro a maio, e seca, de junho a janeiro. Logo após o período das chuvas, as lagoas do parque atingem o seu nível máximo proporcionando um espetáculo surpreendente.

Quando estiver no local, participe de uma travessia ou excursão em veículo 4X4 e explore maravilhas como o Circuito Lagoa Azul, o Circuito Lagoa Bonita e o Canto do Atins.

Onde ficar perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Uma das bases para visitar o parque, a cidade de Barreirinhas oferece boas opções de hospedagem com piscinas e Wi-Fi como:

Outra opção é procurar as ofertas de pacotes para os Lençóis Maranhenses e curtir a viagem.

6. Parque Nacional da Serra da Canastra

Berço do rio São Francisco e com o jeitinho mineiro de ser, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais do Brasil.

Além das belas paisagens, com paredões, cachoeiras e vegetação típica do Cerrado, a região da Serra da Canastra conquista os visitantes com boa prosa, café passado no bule e deliciosas fatias de queijo. Com premiação internacional, o queijo da Serra da Canastra é a melhor pedida a qualquer hora do dia.

Entre as principais atrações do parque estão a nascente do rio São Francisco e a cachoeira Casca d’Anta. No local, é possível observar espécies nativas do Cerrado, como tamanduás, lobos e capivaras, além de praticar esportes de aventura.

Onde ficar perto do Parque Nacional da Serra da Canastra

Procurando um hotel ou pousada na Serra da Canastra com comodidades como piscina, estacionamento grátis e restaurante? Confira estas opções em Capitólio:

7. Parque Nacional da Chapada Diamantina

Paisagens impressionantes, grutas de águas cristalinas, cachoeiras e trilhas são algumas das maravilhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Lar de várias espécies de aves e animais silvestres, o local é também o destino escolhido por aventureiros e amantes da natureza.

Ao planejar o seu roteiro na Chapada Diamantina, inclua atrações como a Cachoeira da Fumaça, o Morro do Pai Inácio, a Gruta da Lapa Doce ou ainda o Poço Azul e o Poço Encantado.

Onde ficar perto do Parque Nacional da Chapada Diamantina

A região da Chapada Diamantina conta com boas opções de hotéis e pousadas espalhadas pelos municípios que circundam o parque.

Na hora de reservar a viagem, confira estas opções em Lençóis:

Se quiser ficar nos arredores do Vale do Capão (ou Caeté-Açu), estas acomodações em Palmeiras podem ser o que você está procurando:

Com tantas opções de ecoturismo espalhadas pelo território, você só precisa decidir qual parque nacional do Brasil conhecer primeiro e partir para a sua aventura.





Postagem Original

Comment here