Guia Nordeste

Blog nordestino sobre destinos e dicas de turismo para férias

Dicas de viagem

O que fazer em Doha: 7 passeios na capital do Catar

O que fazer em Doha: 7 passeios na capital do Catar


O Catar está se tornando um destino popular entre viajantes do mundo inteiro. Além de contar com uma geografia bem particular, com praias e desertos espetaculares, o país tem cidades que oscilam entre o moderno e o antigo, além de culturas e tradições únicas e fascinantes de um povo de histórias milenares.

A capital Doha é a representação perfeita disso tudo. Com uma mescla incrível de diferentes épocas e tradições, a cidade é um verdadeiro caldeirão de cultura, arquitetura, sabores e costumes em uma região cravada no coração do Oriente Médio. Sem dúvidas, Doha é um dos destinos mais extraordinários de todo o planeta.

Quer saber o que fazer em Doha? Continue a leitura e dê início à sua aventura. Vamos lá!

1. Visite o MIA, o maior museu de arte islâmica do mundo

O Museum of Islamic Art, ou Museu de Arte Islâmica, merece destaque em qualquer lista sobre o que fazer em Doha. Afinal, além de ser um importante centro cultural para o mundo árabe, a atração também é considerada um marco da arquitetura do Catar.

Esse gigantesco edifício, com traços retangulares mesclados ao tradicional design islâmico, fica sobre uma ilha artificial construída especialmente para abrigá-lo. A primeira impressão é de um tipo de fortaleza pós-moderna, conectada por pontes iluminadas e rodeada de água. Simplesmente um espetáculo!

No interior, o passeio é contemplado pelo que há de mais rico e raro na história de Doha e de muitos outros destinos importantes do Oriente. Por exemplo, tapetes persas confeccionados no século XVI, murais e objetos de cerâmicas antiquíssimos e até manuscritos árabes milenares fazem parte do maior acervo de arte islâmica do mundo.

2. Encante-se com o Souq Waqif, o mercado das cores e dos sabores de Doha

Outra dica imperdível de passeio em Doha é visitar o fabuloso mercado Souq Waqif. Reza a lenda que o souq (mercado) recebeu o nome “Waqif”, que significa “em pé”, porque antigamente o mar chegava até ali e costumava inundar as ruas, obrigando os vendedores a ficarem de pé para oferecer suas mercadorias aos clientes.

Verdade ou não, o que importa é que ainda hoje suas galerias, lojas e barracas funcionam a todo o vapor e, o melhor, sem as temidas inundações, graças ao aterro e à urbanização de uma extensa orla.

Lá dentro, você tem a oportunidade de pechinchar com os artesãos locais (pode caprichar nessa parte), conhecer a colorida tecelagem do Catar, admirar objetos feitos de cerâmica e madeira e degustar os melhores pratos da culinária de Doha. De quebra, você ainda pode visitar o Falcon Souq e descobrir tudo sobre uma das maiores paixões do povo catari: os falcões.

3. Vá ao Al Hazm Mall, um shopping de luxo ao ar livre

Além da visita ao tradicional mercado de Souq Waqif, você também pode fazer mais algumas comprinhas no Al Hazm Mall. É bom saber que este é um lugar muito mais requintado, totalmente voltado para o público de luxo, bem diferente do seu irmão popular.

Mesmo que você não se enquadre nesse grupo, o passeio por si só é uma excelente pedida. Aproveite para admirar esse centro de compras a céu aberto repleto de detalhes arquitetônicos sofisticados, praças, chafarizes, lojas e galerias chiques, além de ótimos cafés e restaurantes.

4. Surpreenda-se com a ilha Pearl Qatar, uma obra-prima da engenharia

Outra atração que merece estar em qualquer roteiro pela capital do Catar é a famosa The Pearl Qatar, uma ilha artificial que é considerada uma das maiores obras da engenharia no mundo. Além das suas marinas, inspiradas no estilo mediterrâneo, o lugar abriga uma cidade completa e luxuosa em sua superfície, incluindo butiques de grandes grifes internacionais, condomínios de alto padrão e restaurantes requintados. Como era de se esperar, aqui também estão os melhores hotéis em Doha.

5. Impressione-se com a Katara Village, o lugar mais cultural de Doha

Katara Village, o mais importante centro cultural do país, também é umas das paradas obrigatórias de uma viagem ao Catar. Toda a “vila” foi construída com a finalidade de ser um palco para apresentações e exposições sobre a cultura árabe para visitantes e moradores.

O local conta com grandes áreas abertas, além de anfiteatros, estátuas, obras de artes, museus e intervenções artísticas de todos os gêneros. Por tudo isso, a Katara Cultural Village tornou-se um dos principais pontos de encontro para turistas, moradores e artistas em Doha.

6. Conheça as Barzan Towers, duas construções centenárias

Um pouco mais distantes da região central da capital do Catar, mais especificamente nos subúrbios de Doha, essas duas construções, chamadas de Barzan Towers, mostram que a engenharia sempre fez parte da cultura de seu povo.

Elas foram construídas entre 1910 e 1916 e estão em perfeito estado de conservação. Com 15 metros de altura, as construções provavelmente serviam, segundo os historiadores, como torres de observação que garantiam a segurança das fontes de água da antiga cidade. No entanto, muitos vestígios apontam que elas eram usadas, também, como uma espécie de observatório espacial para determinar o calendário lunar.

Hoje, além de belíssimas fotos, as Barzan Towers rendem uma vista impressionante para Doha e seus arredores.

7. Passeie por Corniche, a elegante orla marítima de Doha

Para encerrar nossas dicas sobre o que fazer em Doha, nada melhor do que um agradável passeio pela moderna orla Corniche, mais uma das maravilhas da engenharia do Catar. A construção, que aterrou boa parte do mar, criou um espaço onde é possível fazer longas caminhadas e admirar vistas impressionantes para diferentes partes da capital e algumas das principais praias em Doha.

Essas são algumas dicas sobre o que fazer em Doha, capital de um dos destinos mais incríveis de todo o Oriente Médio. Se você se divertiu só de imaginar uma viagem para o Catar, que tal tornar tudo isso uma realidade e vivenciar experiências únicas e inesquecíveis no país? Veja nossas ofertas de voos para Doha e boa viagem!





Postagem Original

Comment here