Guia Nordeste

Blog nordestino sobre destinos e dicas de turismo para férias

Dicas de viagemFérias

8 lugares para visitar no Centro Histórico de Salvador

8 lugares para visitar no Centro Histórico de Salvador


Maior cidade do nordeste e capital da Bahia, Salvador vai além das praias e do Carnaval. As construções históricas, concentradas na região central, são testemunhas de importantes acontecimentos do nosso país ao longo dos séculos.

Também presente em todos os cantos está a cultura afro-brasileira. A cidade mantém vivas tradições como a prática da capoeira, a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a celebração de missas na língua iorubá, com cantos africanos e roupas típicas.

Para enriquecer o seu roteiro, veja aqui algumas atrações que separamos para você no Centro Histórico de Salvador, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O que fazer em Salvador no Centro Histórico

 

1) Largo do Pelourinho

No período da colônia portuguesa, o Pelourinho era considerado o centro de Salvador, primeira capital do Brasil. Ali, os escravos eram punidos publicamente. Essa parte antes sombria da cidade foi restaurada e, hoje, atrai cada vez mais turistas pela beleza das construções barrocas e sua importância histórica.

Construída por religiosos negros e escravos, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se destaca na paisagem do Largo do Pelourinho e é um símbolo da combinação das diferentes crenças religiosas da Bahia. Todas as semanas é celebrada uma missa com instrumentos de percussão africanos.

2) Fundação Casa Jorge Amado

Instituição sem fins lucrativos criada para preservar a obra do escritor baiano do qual leva o nome, a Fundação reúne livros, roupas, fotografias e manuscritos entre milhares de itens que contam um pouco da história de Jorge Amado.

3) Largo Terreiro de Jesus

Entretenimento, arquitetura e história se misturam no Largo Terreiro de Jesus. Muitos grupos de capoeira se apresentam no local, que reúne também artesãos. No Largo, a Catedral Basílica, inaugurada em 1657 e completamente restaurada, impressiona com seus altares folheados a ouro.

Para conhecer um pouco mais dessa herança africana, vale a pena visitar o Museu Afro-Brasileiro. O acervo de mais de 1.000 peças inclui roupas, máscaras, cerâmicas e instrumentos musicais africanos e afro-brasileiros.

4) Igreja e Convento de São Francisco

Esse ponto turístico de Salvador impressiona pelo seu interior talhado em ouro e pelos detalhes em estilo barroco. O púlpito e o teto da igreja são repletos de pinturas sacras. Já no pátio externo, entre a igreja e o convento, milhares de azulejos portugueses pintados do século 18 retratam passagens bíblicas.

5) Monumento da Cruz Caída

Construído onde antes ficava a Igreja da Sé como homenagem após a sua destruição, o Monumento da Cruz Caída foi inaugurado em 1999, durante as comemorações de 450 anos da cidade. Ele conta com uma vista incrível da Baía de Todos os Santos e é um excelente local para ver o pôr do sol em Salvador.

6) Palácio Rio Branco

Antiga sede do governo da Bahia, esse prédio com arquitetura imponente abriga, atualmente, um museu. Fazer uma visita guiada é uma ótima opção para conhecer esse palácio, que foi destruído em um bombardeio em 1912 e reerguido sete anos depois. Móveis, painéis, pisos e objetos de decoração estão bem preservados e contam parte da história da Bahia.

7) Elevador Lacerda

Se você quer conhecer Salvador sem gastar muito, visitar esse verdadeiro cartão postal é uma ótima pedida. Pague apenas alguns centavos para embarcar no Elevador Lacerda, ter uma vista incrível da Baía de Todos e, em segundos, ir da Cidade Alta para a Cidade Baixa, onde fica o Mercado Modelo.

8) Mercado Modelo

O Mercado Modelo reúne mais de 200 lojas de artesanato que vendem lembrancinhas, instrumentos musicais típicos da cultura afro-brasileira, cerâmicas e muito mais. Em dúvida sobre onde comer em Salvador? Aproveite os restaurantes do Mercado Modelo para experimentar a culinária baiana enquanto admira a vista para o mar no terraço do local.

Como essas atrações são próximas umas das outras, você pode aproveitar para conhecer a cidade a pé. Mas, se o seu hotel for em um local mais afastado, é só alugar um carro em Salvador para curtir a cidade com todo o conforto.

Onde ficar em Salvador perto do Centro Histórico

Confira algumas opções de hotéis para você se hospedar em Salvador perto do Centro Histórico e aproveitar todas essas atrações na capital baiana:

Se preferir ficar em outra região da cidade, confira estas opções de hotéis em Salvador perto da praia:

Seja para uma viagem em família, uma viagem de férias ou, até mesmo, para passar a lua de mel, reserve o seu hotel em Salvador. Depois, é só fazer as malas e aproveitar todas essas dicas de atrações que a capital baiana tem a oferecer.





Postagem Original

Comment here