Guia Nordeste

Blog nordestino sobre destinos e dicas de turismo para férias

Dicas de viagemFérias

6 passeios imperdíveis em Campinas

6 passeios imperdíveis em Campinas


Maior cidade do interior paulista, Campinas é uma metrópole com ares de interior onde o polo industrial e os grandes shoppings dividem espaço com áreas verdes preservadas e construções históricas. Essa mistura faz de Campinas um destino interessante tanto para quem está de férias quanto para quem está viajando a negócios.

O que fazer em Campinas: dicas de passeios

Você está com uma viagem para Campinas marcada e quer saber como aproveitar o seu tempo na cidade? As atrações locais incluem parques, museus e, até mesmo, um passeio de maria-fumaça pela região. Confira as nossas dicas para montar o seu roteiro em Campinas:

1. Parque Portugal

Lago do Taquaral com vegetação ao fundo

Também conhecido como Parque do Taquaral ou apenas Lagoa do Taquaral, o local é uma das atrações turísticas de Campinas mais visitadas. O Parque Portugal conta com pista para caminhada, ciclovia, quadras de futebol, basquete, vôlei e muito mais. Na lagoa, além de fazer um passeio de pedalinho, aproveite para visitar uma réplica da Caravela Anunciação, utilizada por Pedro Álvares Cabral em 1500.

2. Passeio de maria-fumaça Campinas-Jaguariúna

Planejando uma viagem em família para Campinas? O passeio de maria-fumaça é garantia de sucesso. A locomotiva sai de Campinas e passa por fazendas de café, pontes, áreas de preservação e locais que foram cenários de novelas e filmes. Após uma parada de 30 minutos em Jaguariúna, é feito o caminho de volta. Se a fome bater durante o passeio, você pode comprar bebidas e lanches no trem.

3. Bosque dos Jequitibás

Estátuas em meio à vegetação com um chafariz ao fundo

O Bosque dos Jequitibás tem mais de 100 anos e é um dos maiores parques da cidade. Além da grande área verde, o local reúne atrações como o Aquário Municipal de Campinas, o Museu de História Natural e um zoológico. Esse parque em Campinas é um lugar perfeito para relaxar, fazer caminhadas e se divertir com as crianças.

Se você gosta de ficar em contato com a natureza durante as suas viagens e está procurando onde ficar em Campinas, há diversas opções hotéis perto do Bosque dos Jequitibás.

4. Torre do Castelo

Prédio da Torre do Castelo à noite

Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, a Torre de Castelo abriga atualmente um museu e uma rádio educativa. Se você estiver passando um fim de semana em Campinas, faça uma das visitas monitoradas gratuitas, que são oferecidas aos sábados e domingos. Ao final da visita, suba até o mirante da torre para ter uma vista panorâmica da cidade e tirar várias fotos incríveis.

5. Estação Cultura

Rua com edifício da Estação Cultura ao fundo

Uma antiga estação de trem que fazia a ligação entre diversas ferrovias foi reformada e transformada neste centro cultural. Espetáculos artísticos, feiras gastronômicas e diversos outros eventos acontecem na Estação Cultura. Nesse ponto turístico em Campinas, você pode conhecer mais sobre a história da cidade e entender a importância das ferrovias para o desenvolvimento da região.

6. Museu da Imagem e do Som

Câmeras de fotografia e filmagens antigas sobre uma mesa

O Museu da Imagem e do Som (MIS) reúne fotos, filmes, slides, objetos, discos e muitos outros itens que preservam a memória audiovisual da cidade. Só o acervo de música tem cerca de 20 mil discos e, o de fotografia, quase 35 mil imagens. Esse museu em Campinas também promove cursos gratuitos, exposições, debates e exibições de filmes.

Gostou dessas 6 dicas de passeios em Campinas e quer conhecer ainda mais a cidade? Inclua atrações como a Pedreira do Chapadão, o Parque Ecológico Monsenhor Emilio José Salim, o Observatório Municipal Jean Nicolini e o Espaço Cultural Casa do Lago no seu roteiro. Se você quiser explorar a região, vale a pena alugar um carro em Campinas e ir até o parque temático Hopi Hari, a 30km da cidade, ou visitar cidades próximas, como Holambra e Atibaia.





Postagem Original

Comment here